Projetos

PROJETO: REGIONALIZAÇÃO / 6ª série A - B - C
MÚSICA: A VIOLEIRA

          Este projeto de aula tem por objetivo levar a localizar as regiões Nordeste /sudeste,bem como a interação socioeconômica com outras regiões brasileiras. Através de provocações e questionamentos, o professor fez uma investigação com os alunos sobre palavras ou expressões contidas na letra da música, após esta etapa os alunos receberam a letra da música A violeira, acompanharam a letra e música. Na segunda etapa, foram acompanhando no atlas geográfico o caminho feito pela violeira, em seguida, receberam o mapa mudo e fizeram a reconstução do mapa. Colorindo e assinalando as profissões e os estados por onde ela passava, criaram uma legenda para os estados e outra para as profissões, finalizando com um título para o mapa. Como conclusão da atividade,os alunos produziram um texto sobre o tema.






 

 

 


 




A Violeira
Desde menina Caprichosa e nordestina
Que eu sabia, a minha sina
Era no Rio vir morar
Em Araripe Topei com o chofer dum jipe
Que descia pra Sergipe
Pro Serviço Militar
Esse maluco Me largou em Pernambuco
Quando um cara de trabuco
Me pediu pra namorar
Mais adiante Num estado interessante Um caixeiro
viajante Me levou pra Macapá
Uma cigana revelou que a minha sorte
Era ficar naquele Norte
E eu não queria acreditar
Juntei os trapos com um velho marinheiro
Viajei no seu cargueiro Que encalhou no Ceará
Voltei pro Crato
E fui fazer artesanato De barro bom e barato
Pra mó de economizar
Eu era um broto E também fiz muito garoto
Um mais bem feito que o outro Eles só faltam falar
Juntei a prole e me atirei no São Francisco
Enfrentei raio, corisco
Correnteza e coisa-má
Inda arrumei com um artista em Pirapora
Mais um filho e vim-me embora
Cá no Rio vim parar
Ver Ipanema Foi que nem beber jurema
Que cenário de cinema Que poema à beira-mar
E não tem tira Nem doutor,nem ziguizira
Quero ver quem é que tira Nós aqui desse lugar
E não tem tira Nem doutor, nem ziguizira
Quero ver quem é que tira Nós aqui desse lugar
Será verdade Que eu cheguei nessa cidade pra primeira autoridade Resolver me escorraçar Com a tralha inteira Remontar a Mantiqueira Até chegar na corredeira O São Francisco me levar Me distrair Nos braços de um barqueiro sonso Despencar na Paulo Afonso No oceano me afogar Perder os filhos Em Fernando de Noronha E voltar morta de vergonha Pro sertão de Quixadá Tem cabimento Depois de tanto tormento Me casar com algum sargento E todo sonho desmanchar Não tem carranca Nem trator, nem alavanca Quero ver quem é que arranca Nós aqui desse lugar Não tem carranca Nem trator, nem alavanca Quero ver quem é que arranca Nós aqui desse lugar.

PROFª FATIMA ALVES / PROFª FABÍOLA JAZE
GEOGRAFIA


-----------------------------------------------------------------------------------------------------

PROJETO: Tietê: História, vida e preservação

       A E.E "Profª Otília de Paula Leite"através de ações interdisciplinares desenvolveu um projeto de resgate a história do Rio Tietê, seu percurso e os prejuízos causados pela ação antrópica e a necessidade de aplicar ações que diminuam os danos ao meio natural e social. Foram desenvolvidas atividades com soldagem do tema, textos de apoio, vídeos, problematização, pesquisas e para o fechamento, os alunos participaram da III Jornada pelo Tietê, projeto este idealizado por SAAE/ ambiental e  Secretaria de Educação -  Salto/SP

FOTOS



















 



MAQUETES - RIO TIETÊ
 

PROFESSORES RESPONSÁVEIS NO DIA DA CAMINHADA PELO TIETÊ: FATIMA ALVES E VALMIR HALTER

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 PROJETO: LEITURA DE PAISAGENS




TEMA

LEITURA DE PAISAGENS

INTRODUÇÃO

Este projeto tem por objetivo identificar a formação e transformação das paisagens da Terra ao longo do tempo, como um processo histórico e social e os objetos naturais e sociais que compõe as paisagens.  Nesta atividade os alunos analisaram imagens de paisagens sociais e naturais, slides da cidade de São Paulo, em épocas diferentes e problematizamos tais mudanças. Por fim, fizemos uma atividade interativa sobre o tema.

DISCIPLINA

Geografia

SÉRIE

5ª série

TEMPO PREVISTO

2 aulas

OBJETIVOS

  • Possibilitar a observação e representação das paisagens;
  • Compreender o processo histórico e social


RECURSOS

Currículo, caderno do aluno, sala de informática /acessa escola

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  • construir conceitos de paisagem;
  • descrever os elementos de uma paisagem;
  • identificar diferentes paisagens sociais e naturais.



FOTOS




  
PROFESSOR RESPONSÁVEL: FABÍOLA JAZE

Nenhum comentário:

Postar um comentário